domingo, 3 de março de 2013

PREVIEW -Naruto Ultimate Storm 3: as novas aventuras do ninja do cabelo amarelo

O estúdio japonês CyberConnect2 foi quem melhor 
traduziu o espírito dos animes para o universo dos games - cenas exageradas, ângulos cinematográficos, chefes absurdos. Foi assim com Asura's Wrath, provavelmente vai ser assim com Jojo's Bizarre Adventure All-Star Battle , e tem sido assim há 10 anos com Naruto. Na semana passada 
eu testei uma prévia de Ultimate Storm 3 , novo jogo 
para  e PS3, e parece que ele vai cumprir a tradição. 
Nascida no PlayStation 2, a série que começou como Ultimate Hero e virou Ultimate Storm deixou de ter simples  de   para se aproximar da "experiência Naruto". A qualidade das cutscenes já deixou a série de TV no chinelo faz tempo, a história vem sendo recontada direitinho nos 
últimos 3 ou 4 jogos, e cada  foi recriado perfeitamente, com todos os golpes, falas e trejeitos do original. O novo jogo parece ser a evolução disso tudo. 

 
Cronologicamente, estamos falando aqui dos eventos que começam com o flashback do ataque da Nove-Caudas à Vila da Folha. Então temos a história do Quarto Hokage e a trajetória até a Guerra Ninja, tudo contado por uma mistura de cenas animadas, batalhas com chefes gigantes e 
Quick Time Events, lutas no sentido mais "tradicional" da palavra e um modo de mundo aberto, como já existia nos outros jogos da série. O negócio já começa sério, com o Quarto Hokage usando suas habilidades para impedir que a 
raposa-demônio exploda a vila com uma rajada laser digna de ser disparada por um robô gigante. Porque, sim, esse é tipo de coisa que acontece em Naruto: jovens ninjas de roupas coloridas escondem monstros gigantes dentro deles e, de vez em quando, esses monstros podem (ou não) sair 
para assolar a humanidade. E aí sempre tem alguém que precisa segurar a onda. E o arco mais recente de histórias no quadrinho é, justamente, a tal da Guerra: todos os países do mundo (todos cheios de ninjas, obviamente), se uniram para enfrentar uma espécie de grupo terrorista. A princípio, o chefe do grupo queria usar um poder mágico na lua para hipnotizar o mundo inteiro. É. 

Mas logo que essa sequência termina, Ultimate 
Storm 3 já mostra a sua primeira novidade: 
escolhas. 

Logo de cara, na pele do ninja-herói, você pode ficar investigar a presença do "homem mascarado" que invocou o monstro (o que te leva para uma luta mano-a-mano contra ele) ou se perguntar se está tudo bem na vila. Essa segunda 
opção leva você para uma outra fase, na qual você 
controla Sarutobi, o terceiro Hokage, e seu exército 
de ninjas, enfrentando a raposa em meio aos telhados em chamas da vila da Folha, numa mistura de plataforma, luta e aventura. Ultimate Ninja Storm 3 oferece um gráfico com a linha do tempo da história, e você pode revisitar o ponto 
que quiser para tentar novos caminhos alternativos 
sempre que tiver vontade. Reza a lenda que algumas dessas escolhas podem levar a acontecimentos inéditos, "realidades paralelas" diferentes do que as que são mostradas na obra original. As lutas, em si, não são extremamente diferentes do que você já viu em Ultimate Storm 2 e Ultimate Storm Generations . A visão do seu personagem continua sendo por trás, meio "cinematográfica", você ainda pode recrutar dois outros personagens para entrar em combate por alguns segundos - mas agora eles tem as suas próprias barras de vida -, e 
o chakra ainda deixa as suas corridas e os seus 
shurikens mais poderosos, além de servirem para 
ativar aqueles especiais bacanas que têm animações de tela inteira. Mas ficou mais fácil, por exemplo, usar os 
"Awakenings", habilidades que elevam o personagem para uma forma mais poderosa - é só ficar segurando o botão de poder por tempo suficiente. E agora você pode configurar cada um dos assistentes para desempenhar uma função 
especial no combate, seja mais ofensiva, defensiva ou equilibrada, o que deve dar uma variedade maior para a brincadeira. E agora algumas arenas têm "abismos", nos quais quem cair, como você pode imaginar, perde. 
Uma novidade potencialmente mais interessante, 
porém, é que a Namco Bandai incluiu legendas em 
português no novo Naruto, e ela ficou, em grande 
parte, boa. Com a exceção de alguns erros de 
digitação e espaçamento de palavras, que talvez 
estivessem lá porque a versão que pudemos ver 
ainda era preliminar. Inclusive, se você quiser 
experimentar a tradução, já pode: é só baixar a demo do jogo, disponível tanto na Xbox Live Arcade 
quando na PlayStation Network, e configurar o idioma do seu console para português. Com a menos de uma hora passada com o jogo, é difícil saber o quanto ele realmente muda a fórmula já bastante eficaz da série. Por enquanto, ele parece ser outra peça interessante para a 
coleção de quem gosta de ninjas vestidos de laranja.

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